Tecarterapia: O que é e quais os benefícios?

por | fev 18, 2021 | Pele

A tecarterapia significa Transferência Elétrica Capacitiva e Resistiva, mas o que isso realmente quer dizer? É uma técnica que utiliza a tecnologia para aumentar a produção de colágeno e elastina, além de promover um espessamento da derme e epiderme.

Esse processo aumenta a contribuição de nutrientes, diminui a viscosidade do edema e líquido intersticial, promove vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea. Além disso, alarga a atividade metabólica e enzimática, bem como promove a estimulação nervosa.

Essa técnica é indolor e possui dois métodos de aplicação: o capacitivo e o resistivo. Dessa forma, a tecarterapia pode ser usada tanto para a estética quanto para a fisioterapia. Essa terapia eletrotérmica é classificada como termoterapia profunda.

Efeitos fisiológicos da tecarterapia

O primeiro é o efeito atérmico, que promove uma bioestimulação celular, analgesia por estimulação nervosa e drenagem linfática local. O efeito térmico aumenta a microcirculação, aumenta o oxigênio nas células e o metabolismo celular, assim como resulta em um leve aquecimento de tecidos.

O efeito hipotérmico com hiperativação aumenta o metabolismo celular, o fluxo sanguíneo, a oxigenação nas células e o aquecimento considerável dos tecidos.

Benefícios da terapia

Em relação à estética, os resultados da tecarterapia envolvem queimar a gordura localizada, reduzir celulite, combater a flacidez, melhorar o contorno corporal e eliminar fibroses.

Além de rejuvenescer a pele e a região íntima, minimizar rugas e sequelas da acne e linhas de expressão, assim como aquelas em volta dos olhos e da boca.

Para a fisioterapia, a tecarterapia pode atuar no tratamento de dores crônicas, auxiliar na recuperação muscular e na redução de espasmos musculares.

Por ser uma tecnologia que atinge níveis abaixo da pele, é muito mais eficiente na queima de gordura localizada do que outras radiofrequências. No caso ortopédico, outros benefícios são o tratamento de lesões tendinosas, musculares e de ligamentos.

Contraindicações

Mas há pessoas que não podem fazer esse tipo de terapia, seja momentaneamente ou em definitivo.

É o caso de quem tem alguma patologia de base, gestantes, pessoas com marca-passo ou próteses metálicas. Se apresentar qualquer processo inflamatório ou infeccioso, sofrer de trombose venosa profunda ou se tiver aparelho auditivo, por exemplo, há alguns cuidados muito importantes, que precisam ser discutidos com o especialista.

Leia também: Cronograma capilar para crescimento: Checklist completo

Tempo da tecarterapia

Para se ter um bom resultado estético com essa terapia, cada região pode levar de 45 a 60 minutos. Já o número de sessões irá variar de acordo com a avaliação dada por um profissional, mas geralmente leva de 10 a 12 sessões.

É importante levar em consideração que é necessário um intervalo entre as sessões, que depende do objetivo terapêutico definido na avaliação. A duração dos resultados também decorrerá de acordo com o estilo de vida de cada um.

Para quem cuida da saúde, tem uma alimentação adequada, pratica exercício físico e ingere a quantidade correta de água, os resultados irão durar por mais tempo. A produção de colágeno, por exemplo, continuará a ser estimulada por até três meses.

A tecarterapia é maravilhosa para nos ajudar, tanto na estética quanto na questão fisioterapêutica. Mas é preciso tomar alguns cuidados com a saúde, para que o seu corpo fique como sempre sonhou.

Share This