Limpeza de pele: Por que fazer?

por | mar 23, 2021 | Pele

Fazer uma limpeza de pele está muito além de evitar no rosto cravos e espinhas, ter esse cuidado é importante para a saúde da pele. Isso porque o rosto é a parte do corpo mais vulnerável a fatores externos e internos, poluição, sol, maquiagem, fatores hormonais e estresse.

Mas, fazer uma limpeza de pele com frequência pode ajudar muito mais do que evitar que esses fatores se tornem espinhas e cravos, pode deter o envelhecimento. Por isso, uma limpeza diária com produtos específicos é importante, assim como uma limpeza mais profunda de tempos em tempos.

Importância da limpeza

Esse tratamento diário pode ser feito de forma simples, com sabonetes específicos para cada tipo de pele e adstringentes. Porém, para uma limpeza mais profunda, é preciso consultar um profissional que indique os produtos com princípios ativos para cada pele.

A limpeza de pele mais profunda é indicada uma vez por mês ou a cada 40 dias. Esse intervalo é definido pelo tempo de renovação da nossa pele. Para quem possui cravos e espinhas profundas, o procedimento é indicado quinzenalmente.

Não tem nenhuma restrição de idade ou sexo, mas é preciso fazer uma avaliação anteriormente com um profissional especializado.

Benefícios da limpeza de pele

Com a limpeza de pele, aumenta a hidratação, regula a oleosidade, previne o aparecimento de acne, melhora a firmeza da pele, regula o Ph, auxilia a renovação celular e ajuda a fechar os poros abertos, além de ficar com uma pele limpa, sedosa e mais rejuvenescida.

Leia também: Cuidados com a pele do rosto

Dicas para uma limpeza de pele em casa

O procedimento caseiro conta com esfoliação, limpeza e tonificação, que não prejudicam a pele. O primeiro passo é limpar com um sabonete neutro para tirar todos os resíduos que possam ter, aplique um gel, sabonete e tônico de limpeza profunda, com a ajuda de um algodão para remover completamente as impurezas.

Em seguida, para complementar esse processo, faça uma esfoliação, os produtos mais indicados são os suaves, com grânulos mais finos e leves, como açúcar ou bicarbonato de sódio.

Não faça força no movimento durante a aplicação do produto para não prejudicar a pele, faça movimentos macios, como se estivesse massageando seu rosto.

Para uma limpeza de pele eficiente finalize com uma tonificação. Assim, além de hidratar, vai recuperar a mesma ação esfoliante.

Cuidados com a pele

Uma pele bem cuidada é fundamental para a saúde e o bem-estar de cada um, lembrando que o protetor solar é essencial neste cuidado e seu uso precisa ser diário. E deve ser aplicado no rosto e outras áreas expostas aos raios ultravioletas.

Usar um hidratante é importante para a saúde da pele e pode ser usado tanto no rosto, pescoço e colo também. E assim, estimular a circulação sanguínea no rosto, para manter uma pele bonita e renovada.

Com todos esses cuidados e com a limpeza de pele é possível evitar o surgimento de cravos e espinhas, terá mais viço, beleza e uma aparência mais jovem, tendo uma boa elasticidade e absorvendo minerais para uma saúde completa.

Share This