Cuidados com a pele do rosto

por | jan 19, 2021 | Pele

É muito importante ter cuidados com a pele do rosto, principalmente porque é a parte do nosso corpo que está mais em contato com o ar e as impurezas do ambiente, como a poluição e até mesmo o sol.

Por isso, é essencial ter uma limpeza facial para deixar a pele do rosto saudável e vistosa. Os cuidados com a pele do rosto precisam ser desde manhã até o horário de dormir, para evitar até mesmo manchas e lesões.

Confira algumas dicas para manter sempre a pele em dia, bem tratada e hidratada:

Cuidados com a pele do rosto pela manhã

A primeira tarefa a se fazer depois de acordar é higienizar a pele. A dica aqui é escolher um sabonete específico para o seu tipo de pele e até conversar com o dermatologista para escolher os produtos certos.

O objetivo dessa lavagem é remover as células mortas que se acumulam na região durante a noite.

O segundo passo é tonificar para remover os traços da loção de limpeza, além de refrescar e ainda restaurar o pH natural. Agora que o local está limpo, os próximos cuidados com a pele do rosto são: hidratação e proteção.

Para pessoas que possuem algum problema de pele, como poros dilatados, manchas ou acne, é preciso realizar o tratamento entre a hidratação e a proteção, de acordo com as recomendações do especialista.

Hidratação correta

A hidratação é parte importantíssima do processo, pois quando a pele está devidamente hidratada, consegue manter uma barreira cutânea íntegra, ou seja, exerce suas funções adequadamente.

A hidratação mais natural para a pele é a água e até outros líquidos, então também é necessário consumi-los durante todo o dia. Não só para cuidados com a pele do rosto, mas para todo o organismo.

Lembrando que não adianta beber água de uma vez só, porque a maior parte dos nutrientes pode ser eliminada pelo corpo.

Leia também: Cronograma capilar para crescimento: Checklist completo

Proteção

O que se recomenda para a proteção da pele é o protetor solar, independente da época do ano. Esse é um dos cuidados com a pele do rosto que precisam ser diários, mesmo para quem vai passar o dia inteiro dentro de casa.

Para facilitar e otimizar o tempo, a dica é usar o protetor solar com cor, principalmente para quem gosta de usar maquiagem. Primeiro se passa o produto e depois qualquer item cosmético, até mesmo o primer.

Durante o dia

Para passar o dia é preciso cuidar para proteger ainda mais a pele do rosto, para isso é preciso reaplicar o protetor solar de duas em duas horas. Em especial para quem trabalha exposto ao sol.

Isso também serve para quem trabalha ou permanece em ambientes fechados, porque as luzes, computadores e o próprio celular podem prejudicar a pele. E não precisa retirar toda a maquiagem para aplicar o protetor.

Cuidados com a pele do rosto antes de dormir

Antes de dormir a rotina é parecida, a primeira coisa a se fazer é a limpeza, retirar a maquiagem, o protetor solar e toda a poluição do dia. Mas só o sabonete não retira tudo isso, é importante usar um demaquilante ou a água micelar para retirar a maquiagem.

Em seguida, faz-se uma hidratação também no pescoço e colo. Para quem não tem produtos específicos, é possível usar o mesmo para a hidratação completa. E por último uma massagem facial com um creme umectante.

Esses foram os cuidados durante um dia para a pele do rosto estar saudável e linda.

Share This