Pontas espigadas? E agora?

por | out 21, 2020 | Cabelo

Você já teve a sensação do cabelo estar quebradiço, sem vida? Muitas mulheres reparam que o cabelo está pedindo por uma reconstrução capilar quando percebem pontas espigadas, mas o que seria uma “ponta espigada”?

As pontas espigadas fazem parte do cabelo mais antigo e percebemos o ressecamento das pontas. Isso se deve pelo uso contínuo de produtos para descoloração, como químicos, chapinha, babyliss e secador. Além disso, quando ficamos expostas ao sol, vento e poluição essas agressões externas podem auxiliar no espigamento da ponta.

Além disso, toda a hidratação feita no couro cabeludo pode acabar nem chegando a essa região, o que intensifica o aspecto danificado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem auxiliar você, que quer manter seu cabelo com mais brilho, cor, saúde e vida. Confira a seguir:

Como prevenir as pontas espigadas?

É interessante que você invista em cronogramas capilares, variando entre: hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, é possível realizar a umectação (umedecer os fios) durante o banho, para isso recomendamos a utilização de óleos vegetais somente nas pontas, ou até mesmo a aplicação de shampoo sem sal e condicionadores somente na área danificada.

Ainda no banho, prefira o uso de água gelada ou morna, uma vez que a água quente pode afetar o seu cabelo. O uso de protetor térmico também é algo essencial se você está buscando as pontas perfeitas, já que ajuda a minimizar os efeitos dos aparelhos de alta temperatura.

Além disso, recomendamos a utilização de produtos que possuam FPS em suas fórmulas, assim você pode usar os aparelhos citados acima com mais tranquilidade. Outro ponto são os produtos leave-in: a finalização com eles ajuda a reparar e selar o fio. Um fator importante no combate ao frizz, aspecto áspero e ressecamento!

Como recuperar a saúde dos fios?

Quando falamos de pontas espigadas ou ressecadas, o primeiro instinto é: cortar as pontas a cada 3 meses. Isso evita o surgimento de pontas duplas e ainda ajuda no processo de renovação capilar.

Porém, se você é uma pessoa que gostaria de manter o comprimento atual do seu cabelo, existem algumas técnicas para que não seja necessário o corte:

Leia também: Desvendando a descoloração

  • Utilize óleos como os de jojoba, de argan, de coco, de abacate e de amêndoas. Esses tipos de óleos auxiliam na umectação do cabelo;

  • Hidrate semanalmente seus cabelos, da raiz até as pontas.

  • A utilização de hidratantes, máscaras para os cabelos e afins, são essenciais para o tratamento e processo de recuperação dos fios.

Outro fator que pode auxiliar na recuperação é a mudança em sua alimentação, uma vez que as vitaminas que recebemos dos alimentos podem ser prejudiciais ou proveitosos. Então, invista em proteínas e gorduras ou tente adicionar suplementos em suas refeições.

O mais importante é: faça visitas regularmente no salão, isso porque o cabeleireiro conseguirá identificar qual o nível do dano dos fios e assim realizará o melhor tratamento para seu cabelo, combatendo as pontas espigadas. Continue acompanhando nosso blog para mais artigos como este!

Share This