Guia de cuidados com o cabelo

por | set 23, 2020 | Cabelo

Saber quais os cuidados com o cabelo mais adequados pode parecer algo realmente difícil, especialmente quando há inúmeras opções e informações disponíveis. Contudo, com as dicas certas de cuidados que realmente funcionem para você, é possível ter fios maravilhosos. 

Aqui está, portanto, um guia completo de cuidados com o cabelo para todos os tipos de fios. Isso inclui tanto os lisos, ondulados, crespos e cacheados.  

Conheça seu tipo de cabelo

O erro mais frequente em relação aos cuidados com o cabelo é o de avaliar mal o tipo de cabelo. Como resultado disso, algumas pessoas recorrem a produtos que não tratam especificamente do seu fio, não obtendo então, o resultado esperado.  

Cabelo normal

As mulheres que têm o cabelo normal produzem a quantidade ideal de gordura (glândulas sebáceas), o que não cria uma barreira. Isso evita que o cabelo resseque, sem o tornar oleoso. É um cabelo que sempre parece estar saudável e é o sonho de muitas pessoas.

O problema, para quem tem esse tipo de cabelo, é pensar que não precisa de cuidados. Com o tempo, problemas como queda e pontas ressecadas podem surgir. 

Cuidados com o cabelo seco

Um indicador desse tipo de cabelo é o aspecto quebradiço. A razão para isso é a chamada “película de sebo” (ou glândulas sebáceas) que, por estar danificada, não consegue mais armazenar a umidade por completo. Então, o cabelo não recebe nutrientes suficientes da raiz, dando o aspecto de seco.

Cabelo danificado

O cabelo danificado é causado principalmente por influências externas, como tintura, descoloração e aparelhos térmicos, como chapinha e secador. As características são falta de brilho e aparência opaca. Como o cabelo carece de vitalidade e força, o resultado costuma ser as famosas pontas duplas.

Cabelo oleoso

O que o cabelo seco tem de menos o cabelo oleoso tem em excesso: lipídios. A causa está nas glândulas sebáceas, que não produzem uma quantidade “normal” de gordura, mas sim uma quantidade excessiva. O aspecto desse tipo de cabelo é percebido pelos fios caídos. 

Cuidados com o cabelo de acordo com cada tipo

Descobriu qual seu tipo de cabelo? Então agora veja os cuidados com o cabelo para mantê-lo saudável. 

Cuidados com o cabelo normal: 

Para manter o cabelo saudável, você não deve lavá-lo todos os dias. Caso contrário, a camada protetora natural é retida. A dica é lavar em dias alternados com um shampoo suave, livre de petrolatos e parabenos. Isso garante que seu cabelo permaneça bonito e saudável. 

Em caso de ressecamento ou algum dano, recomenda-se a utilização de um tratamento capilar. Isso garante que o cabelo receba cuidados extensivos novamente após qualquer dano.

Cuidados para cabelos oleosos

Em primeiro lugar, os shampoos específicos para cabelos oleosos ajudam a restabelecer o equilíbrio da gordura. É importante que não contenham silicone ou outros agentes hidratantes.

As madeixas oleosas também devem ser lavadas com mais frequência: dias alternados ou se for preciso diariamente, com um shampoo bem suave e natural. Dessa forma, as glândulas sebáceas produtoras de óleo são “esvaziadas” a cada lavagem. Evite a água quente, visto que ela causa o efeito rebote (produção de mais sebo). 

Leia também: 6 Cuidados com o cabelo loiro

Cuidados para cabelos danificados

Ao usar produtos para cabelos danificados, preste atenção aos ingredientes: pantenol e certas substâncias vegetais promovem a regeneração dos cabelos danificados. Os silicones, por outro lado, devem ser evitados.

Lavar o cabelo com água muito quente também não é interessante, pois, desta forma, a camada protetora natural do seu cabelo é retirada. O fio danificado geralmente possui bastante pontas duplas. Os shampoos reparadores específicos para esse tipo de cabelo ajudam a reparar os danos e trazer de volta o equilíbrio capilar. 

Cuidados para cabelos secos

Como o cabelo seco não tem lipídios, você não deve lavar o cabelo todos os dias. Cada vez que o cabelo é lavado, as gorduras que o protegem são removidas. Além disso, apenas água morna deve ser usada. 

Esse tipo de cabelo precisa de uma dose extra de cuidado. Antes de usar secador e chapinha, você deve sempre aplicar uma proteção contra o calor, para evitar danos.

Reconsidere sua rotina de lavagem do cabelo

Assim como com os cuidados faciais, com o tempo desenvolvemos nossa própria rotina de cuidados com o cabelo. Por isso, é válido analisar sua rotina e o modo de lavagem com frequência. Essa é a razão mais comum para cabelos opacos e não saudáveis.

Outro ponto importante: penteie seu cabelo antes de lavar. Grande parte dos resíduos podem ser facilmente removidos com a escova. 

Para os cuidados com o cabelo, é essencial cuidar de sua alimentação

Não é à toa que se diz: “Você é o que você come!”. Uma dieta balanceada com vitaminas e minerais suficientes contribui significativamente para o fortalecimento do corpo e, portanto, para os fios. 

Para os cuidados com o cabelo, alimente-se de frutas frescas, vegetais, leite, soja e produtos integrais com mais frequência. A ingestão de vitaminas também coopera para a manutenção de fios mais fortes e saudáveis, veja: 

Vitamina A para os cuidados com o cabelo

A vitamina A desempenha um papel fundamental no crescimento do cabelo. Torna-os fortes e flexíveis, estimula o crescimento do cabelo e dá brilho. A melhor parte: a vitamina A pode ser facilmente absorvida pelos alimentos, como: Cenoura, pimentão, abóbora, melão, batata-doce, couve e espinafre. 

Vitamina B

As vitaminas do complexo B estimulam a atividade das glândulas sebáceas e, assim, garantem um couro cabeludo saudável. Essa vitamina é encontrada principalmente em nozes, produtos de grãos inteiros, leguminosas e sementes oleaginosas, como sementes de abóbora e chia. 

Vitamina C

A vitamina C contida nas frutas cítricas é de grande benefício para os cuidados com o cabelo. Fornece as raízes capilares sensíveis com ferro e glóbulos vermelhos, contribuindo assim para um crescimento e estrutura capilar saudável. A vitamina C é encontrada na acerola, laranja, limão, pimentão e brócolis.

Zinco

O zinco nutre as raízes do cabelo, protege o couro cabeludo e, assim, estimula o crescimento. Muitos, portanto, confiam nos comprimidos de zinco como suplementos dietéticos. Ele é encontrado em camarões, nozes, milho, ovos, sementes de abóbora, entre outros. 

Silício

O silício apoia o nosso corpo na construção e crescimento das células e, portanto, está significativamente envolvido na formação de pele, cabelo e unhas saudáveis. Esse nutriente é encontrado no milho, cevada e aveia. 

Ferro

O espinafre é conhecido por seu alto teor de ferro, que ajuda a conquistar lindos cabelos. A substância é encontrada em muitos vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, além de frutas vermelhas secas, como passas e gojiberry.

Visite seu cabeleireiro com frequência para cuidados eficazes

Os cabeleireiros lavam, cuidam, cortam, tingem, descolorem e modelam os cabelos com muito cuidado, técnica e profissionalismo. Eles aconselham suas clientes individualmente sobre questões de cuidados com os cabelos, por isso você deve visitar frequentemente o seu cabeleireiro.

Ele conhece a estrutura dos seus fios e sabe cuidar de forma específica de cada tipo. Por isso, visite regularmente seu cabeleireiro para um cabelo mais saudável e profissionalmente cuidado.

Share This